Afinal, de onde vem o hummus?

tahiniVolta e meia precisamos falar dele: o hummus. Pois neste post, gostaríamos de dar destaque a uma reportagem da BBC que trata sobre a “propriedade” deste famoso item da culinária do Oriente Médio. A pergunta que baseou o texto da repórter Diana Spechler é simples: quem inventou este prato?

“Dos libaneses aos turcos passando pelos sírios, vários tentaram clamar a autoria, mas há poucas evidências de qualquer teoria a respeito. A maioria dos ingredientes está disponível há séculos: o grão de bico data de mais de 10 mil anos atrás na Turquia e é, de acordo com Anissa Helou, autora sírio-libanesa de vários livros de culinária do Oriente Médio, ‘uma das primeiras leguminosas cultivadas no mundo’. E o tahini, a pasta de gergelim que é essencial para a iguaria, é comentado nos livros de culinária árabe do século 13. Mas a combinação dos ingredientes que formam o popular prato é mais difícil de situar”, escreveu ela.

Há, inclusive, quem defenda que o hummus foi mencionado na Bíblia hebraica, ou seja, há 3.500 anos. Outros vão mais além. “Eu ouvi pessoas dizendo que foi cultivado primeiro no norte da Índia ou no Nepal”, disse Oren Rosenfeld, escritor e diretor de ‘Hummus! O Filme’. Talvez esta seja uma infindável discussão, mas Spechler terminou seu texto com uma frase enigmática a respeito das conversas que teve com quem faz hummus. “Toda vez que eu perguntei ‘qual é o seu ingrediente secreto?’, praticamente todos responderam: ‘amor’”.

OBS: nós, do Mid, também não vamos revelar o segredo do nosso hummus. Mas que ele é irresistível, isso é!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

× Fale conosco