O tradicional e o moderno num só prato!

Uma reportagem publicada recentemente pela BBC mostra um movimento muito interessante que aponta para uma reaproximação e, ao mesmo tempo, um “redescobrimento” da culinária palestina. E isso se dá por chefes palestinos que desejam mostrar que a sua culinária, embora parecida com a de países árabes e até com a de Israel, tem traços específicos e bem característicos.

A matéria destaca: “a culinária palestina é uma rica fusão inspirada nas muitas culturas e impérios que já passaram pela região. Os otomanos trouxeram pratos à base de legumes, verduras e carnes grelhadas que são comidos com pão taboon feito no forno. Pratos como tabule, uma salada de salsa picada, tomate e cebola, e babaghanoush, uma pasta de beringela defumada, são comuns em toda a região. E mansaf, um arroz com cordeiro assado coberto por queijo de cabra, tem suas raízes na antiga população beduína. No entanto, ao longo dos séculos, os palestinos conseguiram transformar essa fusão cultural em uma culinária distinta, criando pratos como maqluba, uma caçarola de beringela que remonta ao século 13, feita com couve-flor, cenoura e frango ou cordeiro”.

A busca por ingredientes na natureza, uma prática antes popular entre muitos palestinos, reforça a relação dos moradores com suas terras. E isso os chefs estão tentando manter, ao mesmo tempo em que se dá uma nova roupagem aos pratos. “Não podemos continuar a fazer a mesma comida para sempre” disse um deles, que ainda completou: “Quando você pega essa cultura e essa herança e a apresenta de uma nova forma, você a rasga”. É por isso, por exemplo, que alguns tentam fundir pratos tradicionais palestinos com toques europeus, como o ravióli de babaghanoush, no qual a massa recheada com pasta de beringela é servida com gaspacho espanhol e tapenade de azeitona. Hummus e falafel, por exemplo, são algumas das iguarias mais famosas (e que fazem sucesso no Midbar), mas isso não quer dizer que pratos vindos “de berço” não podem ganhar traços de modernidade.

Obs: o Midbar não comunga de descrições de cunho político feitas na mesma matéria.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

× Fale conosco