logo novo

Blog

Israel, 74 anos: saiba como se definiu o nome do pais

Na quinta-feira, dar-se-á a celebração dos 74 anos de independência de Israel.

E nós, do Midbar, não gostaríamos de deixar passar esta data em branco, recordando uma postagem de três anos atrás.

Israel carrega consigo uma cultura milenar, mas você sabia que a definição do nome “Estado de Israel” só ocorreu dois dias antes da Declaração de Independência?

Pois foi isso mesmo que aconteceu. A primeira sugestão dada foi Judá (Iehudá, em hebraico). Depois, vieram Sião (Tzion), Sabra (Tzabar), Hebraica (Ever), Eretz Israel (Medinat Israel) e até Estados dos Judeus (Medinat Haiehudim). Assim, gostaríamos de trazer a você algumas curiosidades sobre cada um destes nomes:

Judá – era adequado por ter sido o nome do último Estado judeu na história, existente desde a separação dos reinos até a conquista dos Hasmoneus.

Sião – o nome do movimento de ressurgimento nacional do povo judeu é conhecido como sionismo. Foi descartado, pois Sião também é referência a Jerusalém, território que não faria parte do Estado judeu de acordo com a Partilha.

Hebraica – O sionismo realizador sempre considerou seus feitos como feitos hebreus. Por ser um movimento primordialmente laico, seus membros afastaram-se da concepção “judeu” sempre que podiam.

Sabra – nome de uma planta típica da região, e como eram denominados os judeus nascidos na Palestina.

Eretz Israel – um conceito bíblico sobre a Terra Prometida a Abraão, também foi descartado por ser demasiadamente abrangente: o Estado, na prática, não abarcaria toda a região prometida a Abraão segundo nenhuma das interpretações existentes.

Estado dos Judeus – rejeitado porque confrontaria o ideal de um Estado democrático: se o Estado é dos judeus, seria dos não judeus também?

Estado de Israel – Israel foi o nome recebido por Jacó (Yaakov) após lutar contra um anjo. Jacó, como sabemos, Ele foi o último dos patriarcas (pais do povo), e de seus filhos nasceram as 12 tribos de Israel. Sua descendência é chamada de bnei Israel (filhos de Israel). Segundo a tradição judaica, todos os judeus são descendentes de alguma destas 12 tribos, e, portanto, são filhos de Israel. O Estado judeu, portanto, seria a casa de todos os “filhos de Israel” que desejassem viver sua vida como israelenses.

Disse David Ben Gurion, em 1948: “Por meio desta, declaramos a criação do Estado judeu na Terra de Israel, o Estado de Israel”.

O Midbar, com sua culinária típica do Oriente Médio, está localizado no bairro Bom Fim, berço da comunidade judaica de Porto Alegre. E, claro, não poderia ficar de fora desta comemoração!

Foto: Noam Chen / Ministério do Turismo de Israel

× Fale conosco