Israel, sua Independência e seus nomes

Na última quinta-feira, o Estado de Israel celebrou seus 71 anos de Independência. E nós, do Midbar, não gostaríamos de deixar passar esta data em branco. O País do Oriente Médio carrega consigo uma cultura milenar, mas você sabia que a definição do nome “Estado de Israel” só ocorreu dois dias antes da Declaração de Independência?
Pois foi isso mesmo que aconteceu. A primeira sugestão dada foi Judá (Iehudá, em hebraico). Depois, vieram Sião (Tzion), Sabra (Tzabar), Hebraica (Ever), Eretz Israel (Medinat Israel) e até Estados dos Judeus (Medinat Haiehudim). Assim, gostaríamos de trazer a você algumas curiosidades sobre cada um destes nomes:
Judá – era adequado por ter sido o nome do último Estado judeu na história, existente desde a separação dos reinos até a conquista dos Hasmoneus.
Sião – o nome do movimento de ressurgimento nacional do povo judeu é conhecido como sionismo. Foi descartado, pois Sião também é referência a Jerusalém, território que não faria parte do Estado judeu de acordo com a Partilha.
Hebraica – O sionismo realizador sempre considerou seus feitos como feitos hebreus. Por ser um movimento primordialmente laico, seus membros afastaram-se da concepção “judeu” sempre que podiam.
Sabra – nome de uma planta típica da região, e como eram denominados os judeus nascidos na Palestina.
Eretz Israel – um conceito bíblico sobre a Terra Prometida a Abraão, também foi descartado por ser demasiadamente abrangente: o Estado, na prática, não abarcaria toda a região prometida a Abraão segundo nenhuma das interpretações existentes.
Estado dos Judeus – rejeitado porque confrontaria o ideal de um Estado democrático: se o Estado é dos judeus, seria dos não judeus também?
Estado de Israel – Israel foi o nome recebido por Jacó (Yaakov) após lutar contra um anjo. Jacó, como sabemos, Ele foi o último dos patriarcas (pais do povo), e de seus filhos nasceram as 12 tribos de Israel. Sua descendência é chamada de bnei Israel (filhos de Israel). Segundo a tradição judaica, todos os judeus são descendentes de alguma destas 12 tribos, e, portanto, são filhos de Israel. O Estado judeu, portanto, seria a casa de todos os “filhos de Israel” que desejassem viver sua vida como israelenses.
Disse David Ben Gurion, em 1948: “Por meio desta, declaramos a criação do Estado judeu na Terra de Israel, o Estado de Israel”.
O Midbar, com sua culinária típica do Oriente Médio, está localizado no bairro Bom Fim, berço da comunidade judaica de Porto Alegre. E, claro, não poderia ficar de fora desta comemoração!
Recent Posts
- Sequência do Oriente Médio: feita para você! 23 de May de 2022
- Afinal, de onde vem o Hummus? 16 de May de 2022
- Saboreando um shawarma… 9 de May de 2022
- Israel, 74 anos: saiba como se definiu o nome do pais 3 de May de 2022
- Os varenikes são uma tentação… 25 de April de 2022